28 janeiro 2020

Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que provoca formação de cistos nos ovários, o que fazem com que eles aumentem de tamanho. Ela atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva (da puberdade à menopausa),e se caracteriza pela menstruação irregular, alta produção de testosterona (hormônio masculino) e presença de micro cistos nos ovários. Esses cistos são chamados de funcionais.


A testosterona produzida pela mulher interfere nesse mecanismo e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade da incidência de cistos, porque eles resultam de um defeito na ação dos hormônios do ovário, impedindo a ovulação.

Cistos ovarianos na menopausa são pouco comuns. Um cisto funcional pode ser tanto folicular quanto lúteo. Todo mês, durante o ciclo menstrual, um folículo cresce no ovário. Os folículos são o local onde o óvulo se desenvolve.

Na maioria dos meses, um óvulo é liberado deste folículo, num processo conhecido como ovulação. Se o folículo não conseguir abrir e liberar o óvulo, o líquido permanece dentro dele e origina um cisto. Isto é chamado de cisto folicular.

O cisto folicular é o tipo de cisto benigno mais frequente do ovário, que normalmente encontra-se cheio de líquido ou de sangue.

Já o cisto de corpo lúteo ocorre após o óvulo ter sido liberado de um folículo. Esses geralmente contêm uma pequena quantidade de sangue.

Etiologia

A etiologia da SOP permanece desconhecida.

Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas adrenais e produz maior quantidade de hormônios masculinos.

Fatores de Risco

➥Histórico familiar;
➥Fatores metabólicos pré e pós-natais;
➥Distúrbios endócrinos hereditários;
➥Resistência à insulina;
➥Doenças cardiovasculares;
➥Fatores ambientais;
➥Obesidade.

Sintomas

👉Alterações menstruais;
👉Infertilidade;
👉Hirsutismo - Aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen;
👉Obesidade;
👉Acne - Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas.

Diagnóstico
  • Exame clínico;
  • USG ginecológica;
  • Exames laboratoriais.

Através do ultrassom, a doença é percebida pelo aparecimento de muitos folículos ao mesmo tempo na superfície de cada ovário. Esse ultrassom deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do ciclo menstrual.


Tratamento

É sintomático e direcionado de acordo com a manifestação clínica, desejo de contracepção ou gestação e a presença de distúrbios metabólicos associados.

A meta do tratamento:

➪Reduzir os sintomas de hiperandrogenismo,
➪Regularizar o ciclo menstrual,
➪Reduzir as anormalidades metabólicas,
➪Reduzir o risco de DM2 e doença cardiovascular;
➪Prevenir a hiperplasia e câncer de endométrio;
➪Uso contracepção para as que não desejam gravidez e indução da ovulação nas que pretendem engravidar.

OBS: Caso o medicamento não dê resultados, pode-se optar pela Cirurgia que é a cauterização laparoscópica dos cistos.

Prevenção
  • Educação e conscientização sobre a enfermidade;
  • Aconselhamento;
  • Modificações do estilo de vida;
  • Acompanhamento multidisciplinar.



Nenhum comentário: