10 fevereiro 2020

Abscesso

O abscesso é uma bolsa de tecido inflamado preenchido com pus, resultado de quando uma infecção, geralmente bacteriana, penetra a pele e o sistema imune do corpo tenta combatê-la.

Os abscessos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, tanto na pele, quanto em órgãos ou tecidos debaixo da epiderme. Porém as manifestações da doença são mais frequentes em áreas de dobra, como as axilas e virilha, por serem áreas com grande concentração de gânglios linfáticos, responsáveis por combater os microorganismos invasores que causam a infecção.

Causas

➨Pode ser causado por vários agentes patogénicos microbiológicos, como as bactérias piogénicas (incluindo, estreptococos, gonococos, entre outros).

Outras causas que podem levar a formação da doença:

➜Microorganismos

O abscesso também pode ser causado por outros microorganismos, como fungos ou infestação de amebas, parasita responsável por abscessos no fígado. A doença atinge os órgãos internos através da corrente sanguínea ou após penetrar os tecidos sobre a pele.

➜Substâncias químicas

A doença também pode ser causada por algumas substâncias químicas, como a essência de terebintina, líquido feito através da destilação de árvores que normalmente é utilizado em misturas de tintas, vernizes e polidores.

➜Bacilo de Koch

O bacilo de Koch, bactéria responsável pela tuberculose, também é capaz de formar abscessos.

Fatores de risco

➠Qualquer um pode adquirir a doença, mas sua ocorrência é mais frequente em pessoas com imunidade baixa, como em casos de:
  • Diabéticos;
  • Obesos;
  • Fumantes;
  • Alcoólatras;
  • Usuários de drogas;
  • Indivíduos expostos a higiene precária;
  • Imunodeficientes;
  • Pessoas que mantém alimentação rica em gorduras, principalmente carne de porco;
  • Pacientes com HIV, problemas circulatórios ou síndrome metabólica;
  • Pacientes em tratamento com corticoterapia ou quimioterapia.
Sinais e sintomas

Os sintomas de um abscesso podem variar de acordo com a área atingida, porém mantém as seguintes características independente da região:

⤍Manifestação de um nódulo, uma elevação na pele ou em qualquer tecido, caracterizado pelo aumento do volume na região;
⤏Dor ao toque;
⤏Inchaço;
⤏Calor;
⤏Rubor;
⤏Edema.


Tratamento

→Pequeno abscesso compressas quentes;

→Abscesso volumoso se faz necessário à drenagem;

→Abscesso de maiores dimensões, a drenagem, deixa um amplo espaço vazio (espaço morto), sofrerá cicatrização por segunda intenção e costuma ser usando drenos artificiais.

→Uso de antibióticos para evitar possível infecção.



Nenhum comentário: