28 janeiro 2015

Fatores de Risco do Câncer do Colo do Útero


Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV): esse vírus é uma das principais causas do câncer do colo do útero.

É transmitido através de relações sexuais e, em geral, pode ser detectado com uma citologia vaginal ou por meio da detecção de verrugas na área genital.

Alimentação: uma má alimentação pode levar à mulher a um estado de sobrepeso, aumentando o risco de desenvolver câncer do colo do útero.

Genética: as mulheres com um histórico genético de câncer do colo do útero têm três vezes mais risco de desenvolverem essa doença.

HIV: esse vírus debilita o sistema imunológico e faz com que o corpo esteja mais vulnerável à infecção pelo HPV.
  • Consumo de tabaco;
  • Iniciar a vida sexual em idade precoce;
  • Número de filhos elevado;
  • Menopausa depois dos 52 anos;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Exposição a níveis altos de estrogênios.


Sinais de advertência do câncer do colo do útero

Câncer é que costuma ser uma doença silenciosa em suas primeiras etapas; esse é um dos motivos pelos quais a doença ainda continua produzindo muitas mortes. Porém, alertar a tempo sobre os sintomas que podem parecer comuns é a chave para detectar e tratar a tempo o problema.

Dor nas pernas


Um dos sintomas que podem se detectar nas primeiras etapas deste tipo de câncer é a dor nas pernas e o inchaço. Isso acontece porque o colo do útero incha e evita a circulação sanguínea normal, causando finalmente essa sensação dolorosa.

Fluxo vaginal


O fluxo vaginal é normal quando secretado com pouca frequência e sem cor ou odor. Se o fluxo aumenta, é secretado com mais frequência, cheira mal e tem um aspecto irregular o melhor é consultar um médico, porque esse pode ser um sintoma claro de câncer do colo uterino.

Sangramento anormal

Esse é um dos sintomas mais comuns do câncer do colo uterino. Algumas mulheres têm menstruações irregulares e devem consultar o médico para conhecer a possível causa dessa irregularidade. Se até dado momento o período menstrual apresentou-se normalmente e depois os sangramentos apareceram entre períodos ou depois do ato sexual, é importante ficar alerta e marcar uma consulta.

Micção incômoda

Acompanhar atentamente o que acontece cada vez que se urina pode ajudar a detectar um câncer do colo uterino de várias maneiras. O sintoma mais evidente é sentir desconforto ao urinar, como por exemplo, coceira, sensação de aperto e sintomas que causam moléstia. Esses sintomas, na imensa maioria dos casos, são indicativos de uma infecção urinária, mas quando são muito habituais e duradouros é importante solicitar atenção imediata.

Micção irregular

Além do desconforto, as mudanças no hábito de urinar também podem ser um sinal importante para detectar essa doença. Começar a sofrer de incontinência, urinar com mais frequência do que o normal ou notar uma descoloração são sinais importantes de alerta.

Dor durante o ato sexual

Se você sentir desconforto ou dor durante as relações sexuais, pode indicar câncer do colo do útero. Neste caso, o melhor é consultar com um médico para determinar a razão da dor durante o coito.

Dor pélvica

A dor pélvica costuma ser muito comum durante um ciclo menstrual. Porém, quando as cãibras e dores pélvicas duram muito tempo e são mais frequentes ou mais intensas, é importante estar alerta e consultar com um especialista.


Nenhum comentário: