29 outubro 2015

ICC - Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o seu coração não está bombeando sangue suficiente para satisfazer as necessidades do seu corpo. O resultado disso é que pode haver concentração de fluido nas pernas, pulmões e outros tecidos através do corpo.


A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma condição ou um conjunto de sintomas em que o coração não bombeia sangue suficiente para satisfazer as necessidades do seu corpo.

Causas

A insuficiência cardíaca geralmente se desenvolve gradativamente após uma lesão no coração. Algumas lesões podem incluir um ataque cardíaco, muito esforço para o coração devido a anos de pressão arterial alta e não tratada ou uma válvula cardíaca doente.

As causas comuns da insuficiência cardíaca incluem:

· Doença arterial coronariana;
· Ataque cardíaco anterior (enfarte do miocárdio);
· Pressão arterial alta (hipertensão);
· Doença de válvula cardíaca;
· Doença cardíaca congênita (problema com o qual você nasce);
· Cardiomiopatia (coração aumentado);
· Endocardite;
· Miocardite (infecção do coração);
· Diabetes.

Sintomas

Os sintomas da insuficiência cardíaca nem sempre são óbvios. Algumas pessoas nos primeiros estágios da insuficiência cardíaca podem não ter nenhum sintoma. Outras podem atribuir sintomas como fadiga ou falta de ar a sinais de seu envelhecimento.

Às vezes, entretanto, os sintomas de insuficiência cardíaca são mais óbvios. Devido à incapacidade do seu coração bombear o sangue eficientemente para suprir seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode sentir vários sintomas, incluindo:

®  Falta de ar;
®  Inchaço dos pés e pernas;
®  Falta de energia e cansaço;
®  Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios;
®  Abdômen inchado ou mole, perda de apetite;
®  Tosse com muco "espumante" ou catarro;
®  Aumento de micção à noite;
®  Confusão mental;
®  Memória fraca.

Fatores de Risco

Algumas pessoas estão mais sujeitas que outras a desenvolverem insuficiência cardíaca. Ninguém pode prever com certeza quem irá desenvolvê-la, mas existem fatores de risco conhecidos. Estar ciente dos fatores de risco e visitar um médico para obter tratamento antecipado são boas estratégias para se tratar a insuficiência cardíaca.

Os fatores de risco da insuficiência cardíaca incluem:

· Pressão arterial alta (hipertensão);
· Ataque cardíaco (infarto do miocárdio);
· Válvulas cardíacas anormais;
· Aumento do coração (cardiomiopatia);
· Histórico familiar de doença cardíaca;
· Diabetes.


Diagnóstico:

Somente seu médico poderá dizer se você tem insuficiência cardíaca e o quanto o problema progrediu. O seu médico revisará seu histórico médico, incluindo doenças passadas e presentes, histórico familiar e estilo de vida. Como parte do seu exame físico, o médico verificará seu coração, pulmões, abdômen e pernas para ver se os sinais da insuficiência cardíaca estão presentes.

Para excluir ou confirmar o diagnóstico de insuficiência cardíaca, o seu médico poderá pedir um ou vários dos seguintes testes diagnósticos:

·         Ecocardiograma
·         Eletrocardiograma (ECG)
·         Raio-x do tórax
·         Teste ergométrico (teste de estresse)
·         Cateterismo cardíaco

Se você tiver insuficiência cardíaca, o seu médico também pode rastrear sua fração de ejeção com o tempo. A fração de ejeção é definida como a porcentagem de sangue que é bombeado para fora do coração durante cada batimento. É um indicador chave da saúde do seu coração e é frequentemente usada por médicos para determinar como seu coração está funcionando como bomba.




Nenhum comentário: