30 janeiro 2014

Cacau - benefícios de comer chocolate preto.


Chocolate não é apenas delicioso, mas também oferece muitos benefícios à saúde. Neste artigo te mostramos quais são os benefícios de comer chocolate preto (desde que seja de boa qualidade).


O chocolate é composto, principalmente, de cacau, o qual é rico em teobromina e flavonóides, compostos que favorecem o organismo. Além disso, contém grandes quantidades de magnésio, ferro e cálcio, assim como beta-caroteno, vitaminas E, B1, B2 e niacina.


Para obter os benefícios do chocolate preto puro, basta apenas comer entre 7 e 20 gramas, e não um tablete inteiro, este é um detalhe importante a considerar.


Um coração saudável: 

O coração é beneficiado com o consumo regular de chocolate preto, uma pequena barra deste alimento ajuda a manter o sistema cardiovascular em bom estado, também reduz a pressão arterial quando é consumido diariamente e ajuda a reduzir o colesterol ruim.


Previne diabetes: 

A prevenção da diabetes é um dos melhores benefícios do chocolate. Os cientistas comprovaram que o consumo regular faz com que a resistência à insulina seja reduzida. Isto é porque os flavonoides do chocolate preto aumentam a produção de óxido nítrico, o que mantém sob controle a sensibilidade à insulina.


Perda de peso:

A perda de peso também é um dos benefícios mais importantes do chocolate preto. Estudos recentes têm mostrado que o chocolate preto puro proporciona a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir o desejo por doces.


Proteção solar: 

De acordo com um estudo recente, o chocolate preto puro ingerido regularmente, ajuda a proteger a pele dos raios solares. Os pesquisadores analisaram pessoas que consumiram regularmente o chocolate preto, ao final de três meses de tratamento, sua pele demorou mais tempo para avermelhar quando se expuseram ao sol.


Aliviar a tosse: 

O alívio da tosse é outra grande vantagem do chocolate, a teobromina contida no cacau atua da mesma maneira como a codeína no alívio da tosse. Por outro lado, ao contrário deste último, o chocolate não produz sonolência.


Dá sensação de plenitude:

O chocolate preto puro contém teobromina, cafeína e feniletilamina, as quais têm efeito a nível cerebral. A última delas estimula a liberação de endorfinas, que são responsáveis ​pela sensação de plenitude.


Fornece antioxidantes:

Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo e preservar a saúde. Estes compostos promovem a eliminação de toxinas e, portanto, reduzem o risco de contrair muitas doenças, tais como o câncer.


Os antioxidantes também melhoram o fluxo sanguíneo, mantém os níveis de colesterol saudável e reduzem a pressão arterial elevada.

Nenhum comentário: